A evangelização na região de Juazeiro iniciou em 1706 com a chegada dos Capuchinhos Franciscanos com a “Missão da Passagem de Juazeiro” que era de aldear os Índios Tamaquins, também chamados Tanaquéus, e os Maçacarás.
Ainda em 1706, um índio vaqueiro à procura da tresmalhada, encontrou nas grotas do Rio São Francisco a imagem de uma Santa, entregou-a aos franciscanos que disse ser a imagem de Nossa Senhora e pelo fato de ter sido encontrada em uma grota, foi batizada com o título de Nossa Senhora das Grotas.
Antiga igreja barroca Nossa Senhora da Grotas . Fotógrafo desconhecido |
Em 1710 foi construída a primeira capela na Rua 15 de Novembro chamada de entrada do horto. A Paróquia Nossa Senhora das Grotas, foi fundada em 26 de março de 1840 em estilo barroco, depois demolida para construção da atual catedral.
![]() |
Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas após reforma. |
Após passar por ampla reforma com implantação de uma grade de proteção, novas portas, bancos, pintura, capela do Santíssimo, sala para confissões, polimento do piso e uma nova iluminação interna e externa, no dia 21 de junho de 2014 a Catedral da Diocese de Juazeiro – dedicada a Nossa Senhora das Grotas, foi elevada à Santuário. A placa foi descerrada pelo bispo da Diocese – Dom José Geraldo da Cruz.
Por: Laísa Monique dos Santos Ferreira