Muitas pessoas dizem que “propaganda é a alma do negócio”, uma vez que ela faz o produto se tornar conhecido. O fato de uma pessoa falar de um produto para a outra, a famosa “boca a boca”, já é uma forma de propaganda. Porém, o item principal para as pessoas compararem algo e quererem compartilhar com outras pessoas é a quesito qualidade.
A propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática.
Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.
Em sua etimologia, o termo “propaganda” vem do latim propagare, cuja origem remonta à agricultura e à ideia de difundir a produção de parreiras.
Mas foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias.
A partir daí, a prática passou a ser associada a contextos políticos, sociais e religiosos, em que o objetivo é propagar uma ideia.
A diferença entre Propaganda e Publicidade
Para normatizar os termos entre anunciantes, agências e veículos do país, o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) diz que publicidade e propaganda são a mesma coisa: “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”.
Na prática, o mercado usa os termos como sinônimos mesmo. Porém, na teoria das faculdades, a diferença essencial é que a publicidade tem a intenção de promover empresas, produtos e serviços, enquanto a propaganda não está no campo das causas e ideologias.
É isso que explicamos no início do texto, e é essa diferença que vamos considerar neste post. Porém, precisamos esclarecer que, no marketing atual, nada é tão preto no branco assim
A importância da propaganda nas empresas
Mesmo que uma empresa divulgue propaganda em diversos veículos de comunicação, faça um investimento em todos os veículos de comunicação (jornais, revistas, outdoors , mídias sociais, entre outros), de nada adianta se o produto não for de qualidade. O que acaba se tornando um agravante, pois hoje em dia as pessoas dão opiniões públicas sobre o que acham de determinados produtos.
Contudo, a propaganda é uma ferramenta que se pode utilizar só para somar a sua empresa e ao seu produto. Ela traz muito resultado, pois como dito, o produto fica muito conhecido, ainda mais se a propaganda e o produto são de ótima qualidade.