A cidade de Cachoeira e o Recôncavo Baiano começaram a ser explorados em 1531, a partir da expedição dos irmãos Martim Afonso de Sousa e Pero Lopes de Sousa, que traziam consigo os fidalgos português Paulo Dias Adorno e Afonso Rodrigues.
Ambos casaram-se com duas filhas de Diogo Álvares “O Caramuru”, se apossaram de uma parte daquelas terras e iniciaram o empreendimento do plantio de cana-de-açúcar e fumo na região.
Entre 1595 e 1606, a família Adorno manda erigir a primeira construção de cal e pedra em Cachoeira, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda possui arquitetura primitiva e rural, com colunas largas e paredes fortificadas para proteção dos colonizadores perante aos ataques dos originários.
Ao lado da igreja, construíram a residência da família e um engenho de açúcar, sendo o primeiro passo para o desenvolvimento demográfico na região que culminou na consolidação da freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira em 1674.
Cachoeira se tornou um importante entreposto comercial entre os sertões e a capital Salvador e sua prosperidade econômica pode ser observada através do conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo IPHAN desde 1971.
Trata-se de uma cidade inteira de monumentos históricos, dentre casarões coloniais, destacando a Casa de Câmara e Cadeia, igrejas seculares extraordinárias como o Conjunto do Carmo e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, além da ponte metálica D. Pedro II, que atravessa o belo rio Paraguaçu ligando as cidades de São Félix e Cachoeira.
Vale destacar também que já no séc. XIX, os primeiros movimentos de revolta contra a Coroa portuguesa partiram de Cachoeira e em 25 de junho de 1822, a cidade antecipou o Grito do Ipiranga. A ideia da Independência só foi concretizada no dia 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram expulsos da Bahia e a Independência do Brasil foi consolidada.
A cidade foi Sede do Governo Provisório do Brasil durante a guerra da Independência em 1822 e, novamente, em 1837, quando ocorreu o levante da Sabinada.
Como chegar
O aeroporto mais próximo de Cachoeira fica em Salvador e de lá é possível chegar em Cachoeira de ônibus, alugando um carro ou contratando um transfer. A viagem percorre 118 km pelas rodovias BR-420 e BR-324 e dura entre 1:30h e 2h.